25 de março de 2008

E-MAIL DE JOSÉ VELOSO

Chegou até nós um e-mail de José Veloso, elemento pertencente à C.Caç. 2612 do B.Caç.2891. Também ele passou pelo Lucunga, conforme nos dá conta no e-mail, o qual transcrevemos na integra.


"Carissimos!
Espero bem que alguém de vós leia esta mensagem! Por mero acaso e numa das viagens na net foi parar ao vosso blog, reparem bem como as coisas são embora tenha vindo do puto estive também no Lucunga.... B Caç 2891 (Damba) / C Caç 2612 (Lemboa) e creio que no final de 70, ficou um pelotão na Lemboa e o resto transferido para o Lucunga isto na sequência de mais uma celebre emboscada do Pedro Afamado; no final de 71 regressamos a casa... bom tenho de abreviar pois como sabem se se começa a falar.... as historias são muitas...
Foi com emoção, que vi as fotos do Lucunga... e tive dificuldades em localizar algumas areas pois sei que os primeiros da C Caç, a chegar fizeram algumas modificações, mas com a ajuda da minha malta e com as minhas fotos (a cores...) fica tudo claro.
Bom a razão deste e-mail é em primeiro lugar para vos dizer que também estive ( eu e mais uma molhada...) no Lucunga, que reconheci de imediato o monumento da Cart 3451, pois o nosso simbolo foi colocado ao lado, que li que tudo tinha sido destruido, ai as noites dormidas pelo meu pelotão a fazer protecção no arranque da ponte sobre o Coji que supostamente ligaria a zona das fazendas Massarelos ao norte para lá do malvado Mabridege... enfim... e na sequência... em segundo lugar para vos pedir as fotos da vila onde vivemos mais de um ano.... aliás tenho um livro do Batalhão e vou confirmar com exatidão todas as datas.
Gostaria de na proxima reunião da minha malta levar as fotos pois como são prespectivas areas vai dar para comentar....
Com grande abraço fico a aguardar a vossa amável resposta!
Jose Veloso
jmveloso@sapo.pt

Tlm. 962 969 401"

Conforme nos diz, fica a aguardar uma resposta. Alguém que tenha fotos, ele deixou a sua direcção.

3 comentários:

Anónimo disse...

Famosa a emboscada, na picada Lucunga/Bembe, penso que aconteceu no 1º trimestre de 1971, dizimou quase um grupo da Companhia do Bembe. Todo o cuidado era pouco, quando se passava no local.

Esta emboscada, teve reportagem no "Paris Match" e grande repercussão, na época.

Luís Cabral

F.Santos Rita disse...

Bons amigos:
Faço aqui um pequeno reparo ao comentário anterior do Luís Cabral.
A dita famosa emboscada na picada Lucunga -Bembe, aconteceu no dia 4 Agosto de 1971 e dizimou creio que foram 11 militares sob o comando do Alf. Silva Carvalho que também pereceu, tendo tombado junto à sua viatura na referida picada e cujo sangue ali perdurou por longos meses como marca desse fatídico local. O grupo que o mesmo comandava era da C.Caç.106 do RI20, à altura sediada no Lucunga, não pertencendo portanto à Companhia do Bembe, que era a C.Caç.1101 que também pertencia ao RI20 e que foi prestar socorro às vítimas, logo que disso teve conhecimento.
F.Santos Rita (à altura Alf.da C.Caç.1101/70 e hoje ao dispor em f.santosrita@gmail.com e em http://veteranosccac1101-70.blogspot.com

Tatonka disse...

Sei q já passou bastante tempo mas deixem-me corrigir a tristemente famosa emboscada foi a 4 de Agosto mas de 1970, pois imediatamente a seguir a C.Caç 2612 saiu da Lemboa p o Lucunga,