15 de maio de 2007

POEMA - MANUEL PATRÍCIO

ANDÁMOS POR LÁ, PELO LUCUNGA


Andámos por lá, pelo Lucunga.
Jovens, afastados da vida e da família.
Juntos sofremos,
Em conjunto lutámos, por tudo e por nada.
Mas felizmente não morremos.

Oh! Camaradas!...
Que há tanto tempo afastados,
Nas Caldas da Rainha nos juntámos.

Lembras-te de mim?...
Eu não me lembro de ti!...

Mas sinto-te tão perto
Quando te aperto a mão,
Que te sinto como irmão.
Entendo-te tão bem,
Transporto-te para o Lucunga
Como estivesse no Além.

As “cucas”, a Sanzala,
A minha bicicleta,
A jibóia no pescoço enrolada,
A conversa da treta
Tudo isto eu vejo
Tudo isto eu sinto
Como esta caneta.

O Santos dos elefantes
A escola da Sanzala; a pista de aviação
O paiol, o campo da bola,
Tudo tenho na tola.

A jangada do rio Lucunga,
As florestas e a picada.
O reabastecimento ao Toto,
As paragens no Bembe,
Não há nada que não me lembre.

O pelotão dos “Amorosos”
Sempre presunçosos
A ronda pela zona
Sem ver uma “bonitona”.

As noites passadas
Com jogadas de “bridge”
Bebedeiras e “suecadas”
E depois…
Patrulhas no rio M`bridge.

Oh! Pátria tirana, injusta.
Que tantos filhos mataste;
Muitas vezes os abandonaste
E estes …para o Lucunga os mobilizaste.
Ilumina as suas mentes
Fuzila as suas memórias
Até ouvires estalar o grito da sua fúria.
Acompanha-os na sua vida
Que foi feita de muitas glórias
E outras tantas vitórias.


Manuel Patrício

( Um Poema de Manuel Patricio, ex-Alferes, na foto ainda como Aspirante)

5 comentários:

Linoalmeida disse...

Patricio:
Quero dar-te os parabéns e também um agradecimento.
Parabéns, porque está de facto muito bom este teu poema.
Um agradecimento por me teres ajudado a recordar algumas coisas que já se tinham apagado do meu "software".
Um abraço
Adelino

Anónimo disse...

Um reparo, a jangada não era no rio Lucunga, era no Coji.
Eu também estive lá.

Luís Cabral

Anónimo disse...

Procuro um Manuel Patricio Bento da Terra nascido nos açores.Para quem tiver informações: marlareia@sapo.pt

alberto cardoso disse...

Feliz Natal e prospero Ano Novo
para todos os camaradas da cart:3451,e bart:3860,assim como a c.caç.106,e Luiz Cabral,pois foi graças a ele que consegui noticias do Lucunga.
um abraço
Alberto Cardoso

Jose Matos disse...

Manuel Patricio.... fez a recruta conigo na EAMA de Nova Lisboa e depois fomos para o RI20.....Alguem tem o contacto dele?
O meu e' Jose Matos 966205064