28 de maio de 2007

NOTÍCIA DA ANGOLAPRESS

Com a devida vénia, transcrevemos na integra uma notícia extraida do Site AngolaPress.
Uma notícia que, de alguma forma tem algo em comum com todos aqueles que por lá passaram (Lucunga).

"Uíge: Restabelecida circulação entre o município de Songo e comuna de Quimvuenga
Uíge, 20/05 – A ponte sobre o rio Lucunga, 65 quilómetros a norte da cidade do Uíge, foi inaugurada sábado, permitindo a circulação de pessoas e bens entre o norte e o sul desta província. A ponte metálica tem 4,20 metros de largura, 34 de comprimento e capacidade de suportar 45 toneladas. Ela vai facilitar a circulação de pessoas e mercadorias entre o sul e o norte através do rio Lucunga, que liga a sede do município do Songo à comuna de Mvuenga e os municípios do Bembe e Damba.A reabilitação desta infra-estrutura, destruída em 1975, em consequência da guerra, custou ao governo 300 mil dólares americanos. As obras de restauro duraram 90 dias.Falando aos jornalistas, à margem da inauguração do referido empreendimento, o Ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, que inaugurou a ponte, disse que a mesma vai viabilizar a circulação de pessoas e bens, facilitando assim a vida das populações da região.Entretanto, o governador da província do Uíge, António Bento Cangulo, afirmou aos jornalistas, depois da inauguração da ponte, que os grandes problemas de travessia de um lado para outro deixam de existir a partir desta data. "

1 comentário:

Luís Cabral disse...

É bom saber que a vida, volta ao normal, naquelas paragens.

Nos últimos meses de 1973, foi concluída a ponte que atravessava o Coji, substituindo finalmente, a célebre jangada...provávelmente destruída pela guerra civil.

Também, no fim de 1973, foi concluído o depósito que permitiu o abastecimento d'água ao Lucunga, uma obra grandiosa, efectuada pela CART 3451. O referido depósito, imponente, situava-se nas trazeiras do refeitório e servia, ao mesmo tempo, de torre de vígia.

Ao fim de 2 anos, foi uma festa a chegada da água ao Lucunga.

Luís Cabral